quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Resenha A mediadora - A terra das sombras


1º Livro da Série A Mediadora – Meg Cabot



Título original: Shadowland
Título no Brasil: A terra das sombras
Autora: Meg Cabot
Páginas: 284
Gênero: Literatura estrangeira, romance
Ano de lançamento: 2000
Editora: Record


Sinopse: "Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para Califórnia."
- Skoob. 

Resenha:

Suzannah é uma garota comum de 16 anos que vive com a mãe em Nova York, e tem apenas uma amiga no colégio. Sua vida da uma reviravolta quando a mãe, uma jornalista, decide se casar de novo e as duas vão para Califórnia morar com o novo padrasto de Suzannah e seus novos 3 meio irmãos.

Ah sim, Suzannah é uma mediadora.

Suzannah tem a capacidade de ver, falar (e até tocar!), os fantasmas, (pessoas que morreram e por alguma razão não foram para onde deveriam ir, seja lá onde for), e é função da mediadora ajudar estas pobres almas a resolverem suas pendencias aqui na terra.

"Talvez não devesse dizer assim. Os mortos é que falam comigo. Quer dizer, eu não ando por aí procurando esse tipo de conversa".

Ninguém sabe dessa sua capacidade, afinal quem entenderia? Isso faz com que Suzannah se meta em grandes encrencas e afaste seus colegas da escola, também como explicar que você precisa sair no meio da noite, ou o que você fazia arrombando aquela casa? Alguns fantasmas são fáceis de lidar, outros não, mas neste caso nada que uns bons socos, e um chute bem dado nos fundilhos não resolva.

Nova cidade, nova casa, nova família, novos fantasmas, novos amigos e um novo mediador!

As coisas não serão fáceis para Suzannah, ter um fastama no seu quarto não é um grande problema (não um fantasma como Jesse), já a fantasma psicopata e com tendencias assassinas em seu novo colégio...

As coisas que mais gostei neste livro foram as personalidades, bem trabalhadas, dos personagens e a narrativa simples, leve e direta da autora, (você termina o livro em um dia), Cabot consegue equilibrar descrições do ambiente com as sensações da protagonistas, sem que a leitura fique cansativa ou confusa. Apesar da história não ir muito além, com um final previsível (apesar de ser comum o começo de uma história ser mais devagar mesmo, ainda faltam 5 livros!), os personagens te cativam do começo ao fim.

Suzannah, a principal, é uma personagem forte, sarcástica, esquentada, independente, irônica e divertida, coisa que você não encontra na maioria dos livros atualmente. (Se souberem de algum me indiquem, por favor!)
O Cowboy Jesse é um fantasma divertido, morto, com aquele jeitão cativante, bonitão e com bom humor, só achei uma pena não ter um papel muito grande no livro, espero uma participação maior dele nos próximos.

E você? O que achou do livro? Deixe sua opinião nos comentários e boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário