sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Resenha A mediadora - O arcano nove



2º Livro da Série A Mediadora – Meg Cabot


Título original: Ninth Key
Título no Brasil: O arcano nove
Autora: Meg Cabot
Páginas: 269
Gênero: Literatura estrangeira, romance
Ano de lançamento: 2001
Editora: Record


Sinopse: "Para uma adolescente, trocar de cidade pode ser um trauma. Para Suzannah, a mudança de Nova York para Califórnia está sendo ótima: novos amigos, muitas festas e dois caras bonitões e muito interessantes. Só que um deles é um fantasma. E o outro pode matá-la. Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de se comunicar com os mortos e resolver as pendências deles na Terra. A velha casa para onde se mudou com a mãe e o padrasto é assombrada por Jesse, um fantasma jovem e gentil. Como Jesse não liga muito para ela (e, além do mais, está morto), Suzannah se entusiasma com o interesse de Tad Beaumont, o garoto mais cobiçado da cidade. Mas o fantasma de uma mulher, cujo assassinato pode ter relação com um mistério no passado de Tad, a atormenta. E a vida de Suzannah pode estar ameaçada. Ser adolescente é complicado. O que dizer de uma garota que precisa dividir sua atenção entre a própria vida e a morte dos outros?"

- Skoob. 

Resenha:

Antes de ler esta resenha, leia a resenha "Terra das sombras", primeiro livro da série.

Na Califórnia tem palmeiras, muito bem, isso todos avisaram à Suzannah, mas o que esqueceram de avisar foi sobre o sumagre venenoso, uma planta que, quando entra em contato com, por exemplo, a mão de uma adolescente, causa uma infecção horrível. E como Suzannah entrou em contato com esta planta venenosa? Foi durante a festa na piscina de Kelly Prescott, tentando acabar com o boato de que seu irmão - que estava deveria estar de castigo - estava "mandando ver" com Debbie Mancuso no vestiário da piscina. 
E tudo isso aconteceu um pouco antes do cara mais gato da festa a convidar para dançar. Mas não tão gato quanto Jesse, é claro.
Bom, o segundo livro da série começa com Suzannah narrando estes fatos para um certo padre, enquanto levava um sermão sobre os modos apropriados de utilizar seu "dom".

"Tarde demais, notei que provavelmente deveria ter ficado de boca fechada. Agora teria de explicar - ao diretor da minha escola, que por acaso era um padre, nada menos do que isso - que havia corrido um boato na metade da festa dizendo que meu irmão adotivo, Dunga, e uma garota chamada Debbie Mancuso estavam transando no vestiário da piscina."

Fora isso Suzannah não enfrenta muitos problemas durante este livro. 
Vejamos, uma mulher - fantasma - desconhecida a acorda, aos berros, durante algumas noites seguidas querendo que Suzannah dê um recado à uma pessoa, até aí tudo bem, mas a fantasma se deu ao trabalho de dizer seu nome? Ou melhor o nome da pessoa à quem ela deveria dar o recado? É lógico que não, tudo que Suzannah sabe é um apelido. Para que facilitar, não é mesmo? Ela que se vire.
Mas nem tudo é tristeza, Suzannah arranja um namorado! Uma pena que a família de seu namorado - que na verdade está mais para ficante - seja composta de malucos e assassinos. Você não odeia quando isso acontece? 

O livro segue o mesmo estilo do primeiro, por incrível que pareça surge um problema envolvendo fantasmas e Suzannah tem que se virar para conseguir solucionar um mistério, e ao mesmo tempo manter seu segredo. Como o primeiro, ela soluciona o problema no mesmo livro, então você não fica naquela expectativa para o próximo, claro que você quer saber o que vai acontecer a seguir, mas a história do livro tem um começo, meio e fim, o mistério se soluciona no próprio livro em que é apresentado.
Pode parecer clichê para quem leu a resenha do primeiro livro, mas o que cativa mais na história é a personalidade dos personagens e como eles são desenvolvidos ao decorrer do livro. Suzannah com seu temperamento independente, é uma heroína que te prende do começo ao fim, você quer saber qual será seu próximo passo e fica tenso quando percebe as loucuras que ela pretende fazer. Eu aconselho ler o livro - inclusive a série, que eu ainda não acabei - é uma leitura bem leve, você lê o livro inteiro em questão de um dia ou dois. Não vou dizer que é meu livro favorito, ou que entra no meu TOP 10, mas com certeza ele vale a pena.

 O que você achou do livro? Pretende ler, se ainda não leu? Deixe sua opinião nos comentários e boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário